Olá! :-)
Outro dia eu estava lendo uma entrevista e hoje me deu vontade de falar sobre como o artesanato em geral é desvalorizado no Brasil.
A entrevista é com o estilista Ronaldo Fraga e o título já diz tudo:
"O brasileiro acha que artesanato é coisa de pobre"
(Para ler a entrevista clique aqui)
Eu super concordo com ele! É impressionante como o artesanato não é tratado como arte embora isto esteja evidente no próprio nome.
O brasileiro no geral acha mais legal ostentar marcas de lojas famosas porque é isto que confere status e como existe uma desigualdade enorme de classes aqui, é primordial ele deixar bem claro a qual pertence.
A impressão é que ainda temos que evoluir muito como povo e isto ficou cada vez mais claro com os últimos acontecimentos.
Voltando para a entrevista ele termina dizendo algo bem interessante:
(...) E mais: a gente não precisa de mais roupa. Se o mundo parasse de produzir roupas, a gente teria roupa para mais 300 anos. Então é preciso que a gente compre menos e de forma mais consciente. Quanto mais se produz, mais se polui, e esse é o impacto que a gente está gerando.
Também concordo plenamente.
É evidente que as pessoas consomem desenfreadamente..rs
Mas vamos voltar para o artesanato e a visão que eu tenho hoje sobre tudo isso :-D
Eu fiquei muitos anos participando de grupos de artesanato no Facebook e compartilhando receitas na minha página e blog para chegar a uma conclusão: isto não é para mim..haha
Hoje em dia acho que estou apenas em 1 grupo no Brasil que é bem discreto e pequeno e no geral recuso todos os convites.
O motivo é que não aguento mais esse povo pedindo receita..rs
Se eu estou em algum grupo o meu objetivo é admirar o trabalho de outras pessoas e se ela quiser dar a receita ou não tudo bem!
Não acho que seja obrigação de ninguém compartilhar receitas então já não tenho mais paciência para aturar choramingo de quem pede receita e provavelmente nem vai fazer.
Bom, tudo isso para dizer que eu acho que a desvalorização começa por aí.
Todo mundo quer tudo de graça no mundo do artesanato e ai de você se quiser vender uma receita! Provavelmente vão te queimar na fogueira :-D
As pessoas do artesanato geralmente são muito generosas mas acabam criando uma situação paradoxa: elas querem dar e ao mesmo tempo ganhar com o próprio trabalho.
Eu mesmo usei este recurso de angariar popularidade distribuindo receitas e já te adianto: não funciona e só desvaloriza o seu trabalho além de dar dor de cabeça.
Eu particularmente tenho prazer de comprar receitas e publicações de artesanato porque além de contribuir para valorizar esta área ainda recebo mais do que o esperado.
Quem já comprou uma receita no Ravelry deve saber como é ter contato com a autora e poder tirar dúvidas por exemplo, fora que tem livros maravilhosos que dá para comprar também.
Embora os melhores estejam em inglês (receitas e livros) já tem muita coisa para adquirir em português nesta área inclusive no Ravelry.
Outra coisa que me irrita muito aqui no Brasil é a falta de ética no artesanato.
Outro dia eu soube de um caso de uma menina que faz coisas lindas de costura e cria apostilas com os moldes para vender. Alguém simplesmente comprou a apostila e passou a revender como se fosse autora! Sério, achei bizarro!
Até hoje me impressiono com a cara de pau de pessoas que usam o meu antigo blog para se "inspirarem" sem jamais citar a fonte (estou até pensando em tirar do ar) dando a impressão que as ideias são delas.
Fui super vítima de tudo isto quando eu tinha a página de receitas da Miau Atelier e meus posts simplesmente eram roubados (não tem outro nome para isso) e postados em outras páginas.
Tudo isso é muito desanimador aqui no Brasil e por isso acho que vai levar um bom tempo para o artesanato ser valorizado por aqui porque vai ter que passar por uma tomada de consciência.
Isso vai levar séculos haha!
Isso vai levar séculos haha!
Pensando então em tudo isto acho que a solução para quem faz um artesanato mais consciente é se auto valorizar o máximo possível.
Isto para mim (de forma bem pessoal) tem a ver com sair da multidão e encarar o próprio trabalho como uma arte bem íntima.
Como tem muita gente nesta área que está há anos na minha frente então é claro que vou fazer receitas criadas por outras pessoas que eu admirar porém vou dar mais ênfase para a minha própria criatividade porque acredito que todo mundo deve tentar fazer algo que ainda não foi feito.
Seria bom refletir também se é realmente necessário compartilhar tanta receita em troca de likes na internet criando uma expectativa de que todos devem fazer o mesmo e assim desvalorizando a área inteira.
Gente, meu sonho seria que todo mundo valorizasse esta arte e tornasse um compartilhamento de receita por exemplo num evento especial, que fosse sentido como um presente de alguém que resolveu dar algo seu e valioso.
Do jeito que está é tudo tão banal e corriqueiro que me deixa entediada :-D
Eu vou continuar participando de grupos fora do Brasil onde as regras são tão rígidas que quase não dá para postar..rs mas onde os trabalhos são mais valorizados e principalmente respeitados.
Também já comentei que pretendo abrir uma loja no Etsy para ver como é mas tudo isto está condicionado ao tempo que eu tenho disponível.
O importante mesmo é que eu quero fazer artesanato com prazer e não para compartilhar na internet em busca de likes e volume de seguidores como eu fazia anteriormente.
Também já comentei que pretendo abrir uma loja no Etsy para ver como é mas tudo isto está condicionado ao tempo que eu tenho disponível.
O importante mesmo é que eu quero fazer artesanato com prazer e não para compartilhar na internet em busca de likes e volume de seguidores como eu fazia anteriormente.
Por hoje é só, falei pra caramba e tenho certeza que ainda vou lembrar depois de mais coisas :-D
Um beijo meu e dos meus pretinhos Odin & Marie
Ah, uma observação: todas as fotos no post são de trabalhos antigos meus porque acho monótono um post sem fotos :-D
Se quiser me acompanhar é só seguir uma rede social:
Nenhum comentário:
Postar um comentário