sexta-feira, 25 de janeiro de 2019

Tricô, Veganismo e Fios







Olá :-)

Enquanto termino os produtos para a minha nova loja com toda calma..rs, vou conversando aqui quase sozinha sobre assuntos que me interessam :-D

Hoje eu resolvi falar sobre como é fazer um tricô sem produtos de origem animal.

Primeiro eu quero te dizer que tem mais de 15 anos que eu não como carne e portanto minha posição não tem nada a ver com qualquer modismo atual.

Para mim foi super fácil deixar de comer carne porque nunca fui muito chegada mesmo. Eu lembro que quando eu comia tudo tinha que ser bem torrado, quase queimado, para disfarçar o gosto.

 Eu comia frango muito pouco e só posso dizer que senti falta do peixe mas mesmo assim era muito raro eu comer porque ninguém queria fazer por causa do cheiro..rs

A transição para mim então foi super tranquila e só me fez bem porém imagino que para uma pessoa que adore carne deva ser bem difícil.

Muitos acreditam que a gente só come verduras e legumes o que é engraçado mas isto não interessa, vamos falar de tricô! :-D

Há bastante tempo que eu uso este critério de não usar fibras animais nas minha peças. 

No início do meu blog anterior eu não comentava muito sobre isso porque achava um saco ter que ficar explicando o veganismo e ainda ser vista como um ET.

De lá para cá houve uma abertura muito grande deste tópico e não tenho a mínima dúvida que a tendência é um futuro vegano para muitas pessoas.


Em relação ao tricô, eu inadvertidamente (sem querer mesmo porque não acompanho estas coisas que me fazem muito mal) já li e assisti vídeos de como os animais são tratados para que se produzam fios e a minha decisão será sempre não usar nenhum deles.

Na minha opinião dá para fazer trabalhos bem bacanas usando fios de algodão ou sintéticos.

Fora do Brasil você já encontra produtos feitos com outras fibras naturais mas como aqui tudo parece só andar para trás deve levar um tempo para que as empresas invistam em produtos assim.

Enquanto o preço do Dólar vai deixando tudo meio difícil rs, dá para se contentar muito bem com os fios que temos por aqui.

Não é segredo para ninguém que o meu fio preferido de algodão é o Bella da Pingouin.

Na minha opinião é o mais macio e com a textura mais bonita. Agora tem outras espessuras dele o que ajuda muito. Fica lindo em qualquer coisa desde roupinha de criança até xales elaborados.




Eu gosto dos fios da Pingouin embora como empresa ela deixe a desejar. Acredito que a Círculo neste critério é muito mais competente.

Eu sou suspeita para falar de fios porque não experimento muita variedade então vou falar dos que eu conheço.

Adoro o fio Duna da Círculo por exemplo porém não gosto do Cléa nem do Anne que na minha opinião são ásperos.

Outro fio de algodão que eu acho maravilhoso é o Esterlina da Coats Corrente.





 Eu uso para bordar mas já vi peças crochê feitas com ele que são sensacionais. Minha paixão por ele é a mesma do fio Bella.

Eu preciso experimentar mais fios da Coats, tenho que lembrar de procurar os fios naturais desta marca. 

Agora falando de fios sintéticos, recentemente comprei vários novelos do Premier da Círculo e gostei bastante. É um fio macio, de inverno e poupa muitas ovelhinhas por aí :-D


Um fio sintético que eu experimentei e não gostei foi o Balloon da Pingouin. Parece uma borrachinha, não sei, achei artificial demais.

Dos fios baratinhos e simpáticos da Pingouin eu gosto do fio Família que é um clássico, acho que até aprendi tricô com ele :-D






Eu realmente não tenho esta preocupação de usar fios supercaros, acho que dá para fazer coisas bonitas com o que você tiver e já vi muita coisa feia que foi feita com fios caros. O que importa é o seu talento mesmo.

Resumindo, dá para fazer tricô sem prejudicar nenhum animal se esta for a sua praia com os fios que temos por aqui. 

Tem muitos que ainda nem experimentei porque não gosto de acumular fios e acabo comprando apenas para os projetos que tenho em mente.

Por hoje é só, vou deixar aqui as duas fotos da minha gatinha Khaleesi quando era pequena e agora para também seguir a nova modinha da internet haha:




Bjs meus e dela..rs

Ah sobre as fotos!
As dos fios são do Bazar Horizonte que aliás super recomendo comprar lá :-)

As outras são fotos de trabalhos antigos meus então todas me pertencem.

Se quiser ficar por dentro das novidades é só me acompanhar nas redes:

Instagram:@catsontheprowlcraft


E-mail: catsontheprowlmoda@gmail.com

Bjs e até a próxima!
Licia 




quarta-feira, 2 de janeiro de 2019

A Valorização do Artesanato





Olá! :-)

Outro dia eu estava lendo uma entrevista e hoje me deu vontade de falar sobre como o artesanato em geral é desvalorizado no Brasil.

A entrevista é com o estilista Ronaldo Fraga e o título já diz tudo:

"O brasileiro acha que artesanato é coisa de pobre"
(Para ler a entrevista clique aqui)

Eu super concordo com ele! É impressionante como o artesanato não é tratado como arte embora isto esteja evidente no próprio nome.

O brasileiro no geral acha mais legal ostentar marcas de lojas famosas porque é isto que confere status e como existe uma desigualdade enorme de classes aqui, é primordial ele deixar bem claro a qual pertence.

A impressão é que ainda temos que evoluir muito como povo e isto ficou cada vez mais claro com os últimos acontecimentos.

Voltando para a entrevista ele termina dizendo algo bem interessante:

(...) E mais: a gente não precisa de mais roupa. Se o mundo parasse de produzir roupas, a gente teria roupa para mais 300 anos. Então é preciso que a gente compre menos e de forma mais consciente. Quanto mais se produz, mais se polui, e esse é o impacto que a gente está gerando.


Também concordo plenamente.

 É evidente que as pessoas consomem desenfreadamente..rs

Mas vamos voltar para o artesanato e a visão que eu tenho hoje sobre tudo isso :-D





Eu fiquei muitos anos participando de grupos de artesanato no Facebook e compartilhando receitas na minha página e blog para chegar a uma conclusão: isto não é para mim..haha

Hoje em dia acho que estou apenas em 1 grupo no Brasil que é bem discreto e pequeno e no geral recuso todos os convites.

O motivo é que não aguento mais esse povo pedindo receita..rs

Se eu estou em algum grupo o meu objetivo é admirar o trabalho de outras pessoas e se ela quiser dar a receita ou não tudo bem! 

Não acho que seja obrigação de ninguém compartilhar receitas então já não tenho mais paciência para aturar choramingo de quem pede receita e provavelmente nem vai fazer.

Bom, tudo isso para dizer que eu acho que a desvalorização começa por aí.

Todo mundo quer tudo de graça no mundo do artesanato e ai de você se quiser vender uma receita! Provavelmente vão te queimar na fogueira :-D

As pessoas do artesanato geralmente são muito generosas mas acabam criando uma situação paradoxa: elas querem dar e ao mesmo tempo ganhar com o próprio trabalho.

Eu mesmo usei este recurso de angariar popularidade distribuindo receitas e já te adianto: não funciona e só desvaloriza o seu trabalho além de dar dor de cabeça.

Eu particularmente tenho prazer de comprar receitas e publicações de artesanato porque além de contribuir para valorizar esta área ainda recebo mais do que o esperado. 

Quem já comprou uma receita no Ravelry deve saber como é ter contato com a autora e poder tirar dúvidas por exemplo, fora que tem livros maravilhosos que dá para comprar também.

Embora os melhores estejam em inglês (receitas e livros) já tem muita coisa para adquirir em português nesta área inclusive no Ravelry.




Outra coisa que me irrita muito aqui no Brasil é a falta de ética no artesanato.

Outro dia eu soube de um caso de uma menina que faz coisas lindas de costura e cria apostilas com os moldes para vender. Alguém simplesmente comprou a apostila e passou a revender como se fosse autora! Sério, achei bizarro!

Até hoje me impressiono com a cara de pau de pessoas que usam o meu antigo blog para se "inspirarem" sem jamais citar a fonte (estou até pensando em tirar do ar) dando a impressão que as ideias são delas. 

Fui super vítima de tudo isto quando eu tinha a página de receitas da Miau Atelier e meus posts simplesmente eram roubados (não tem outro nome para isso) e postados em outras páginas.

Tudo isso é muito desanimador aqui no Brasil e por isso acho que vai levar um bom tempo para o artesanato ser valorizado por aqui porque vai ter que passar por uma tomada de consciência.
Isso vai levar séculos haha!




Pensando então em tudo isto acho que a solução para quem faz um artesanato mais consciente é se auto valorizar o máximo possível.

Isto para mim (de forma bem pessoal) tem a ver com sair da multidão e encarar o próprio trabalho como uma arte bem íntima. 

Como tem muita gente nesta área que está há anos na minha frente então é claro que vou fazer receitas criadas por outras pessoas que eu admirar porém vou dar mais ênfase para a minha própria criatividade porque acredito que todo mundo deve tentar fazer algo que ainda não foi feito.

Seria bom refletir também se é realmente necessário compartilhar tanta receita em troca de likes na internet criando uma expectativa de que todos devem fazer o mesmo e assim desvalorizando a área inteira.

Gente, meu sonho seria que todo mundo valorizasse esta arte e tornasse um compartilhamento de receita por exemplo num evento especial, que fosse sentido como um presente de alguém que resolveu dar algo seu e valioso.

Do jeito que está é tudo tão banal e corriqueiro que me deixa entediada :-D

Eu vou continuar participando de grupos fora do Brasil onde as regras são tão rígidas que quase não dá para postar..rs mas onde os trabalhos são mais valorizados e principalmente respeitados. 

Também já comentei que pretendo abrir uma loja no Etsy para ver como é mas tudo isto está condicionado ao tempo que eu tenho disponível.


O importante mesmo é que eu quero fazer artesanato com prazer e não para compartilhar na internet em busca de likes e volume de seguidores como eu fazia anteriormente.

Por hoje é só, falei pra caramba e tenho certeza que ainda vou lembrar depois de mais coisas :-D

Um beijo meu e dos meus pretinhos Odin & Marie





Ah, uma observação: todas as fotos no post são de trabalhos antigos meus porque acho monótono um post sem fotos :-D

Se quiser me acompanhar é só seguir uma rede social:


Instagram:@catsontheprowlcraft


E-mail: catsontheprowlmoda@gmail.com

Bjs,

Licia










Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...